O Ministério do Trabalho e Emprego iniciou neste sábado (19) a fase de testes do sistema FGTS Digital, que vai substituir o atual envio de informações do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço dos empregados pelas empresas, atualmente realizado pelo sistema Conectividade Social/Caixa.
A implementação do FGTS Digital – prevista para janeiro de 2024 – representa os avanços no processo de cumprimento da obrigação do FGTS. A expectativa é reduzir o tempo gasto pelo empregador com a utilização do FGTS Digital, que vai utilizar dados direto do eSocial.
Os principais benefícios citados pelo ministério estão a eliminação de burocracia e custos adicionais, a diminuição de custos e a digitalização dos serviços, com agilidade e automatização dos procedimentos.
Capacitação
Para preparar as empresas para o novo processo de envio, a Secretaria de Fiscalização do Trabalho iniciou o processo de capacitação a partir deste sábado (19/08), até o fim do ano. A fase de testes estará disponível para empresas do Grupo I do eSocial, com faturamento até R$ 78 milhões, totalizando cerca de 20 milhões de empresas.
A partir do dia 16 de setembro, a capacitação estará disponível para as demais empresas. “É uma oportunidade para que as empresas ajustem os processos internos e verifiquem se estão declarando corretamente as bases de cálculo do FGTS nas folhas de pagamento do eSocial”, destacou o ministério.
Todas as empresas terão até o dia 10 de novembro para finalizar os testes e até o fim do ano para análise da correção dos dados que irão informar no novo sistema.
Acesso
Para acessar o novo sistema, o empregador deve acessar o link utilizando a senha do gov.br (prata ou ouro) ou via certificado digital e dar início ao treinamento.