Convenção coletiva e sua aplicação

TaxConta - Serviço de Contabilidade

Compartilhar

Compartilhe no facebook
Compartilhe no linkedin
Compartilhe no whatsapp
Compartilhe no email

Você sabia que a convenção coletiva ou acordo coletivo está prevista no artigo 661 da CLT da Constituição Federal, ela é o guia para a sua empresa, e deve ser seguida conforme o enquadramento sindical, que obrigatoriamente deve ser realizado após a abertura da empresa.

Na convenção coletiva estará previsto o salário base da categoria e até mesmo dos cargos, porcentagem das horas-extras e adicional noturno, valores de vale-refeição e alimentação, além de outras normas e instruções que deverão ser seguidas.

Pela convenção coletiva estar prevista em legislação, a partir do momento de sua existência ela passa a ter o mesmo peso das leis que constam em CLT e até mesmo o poder de alterar, caso venha a ser mais vantajoso para o colaborador.

Nosso papel como contabilidade é além da orientação para as empresas, balancear o bem estar de todos seguindo a legislação e a convenção da categoria.

Para mais informações entre em contato conosco.

Matérias relacionadas

Notícia

Emenda Constitucional 132 – Reforma Tributária

O Congresso Nacional promulgou nesta quarta-feira (20) a Emenda Constitucional 132, da reforma tributária. É a primeira reforma ampla sobre o sistema tributário nacional realizada

Precisa falar com um especialista?

Entre em contato através do botão ao lado e receba rapidamente seu orçamento personalizado, com os melhores prazos do mercado!

×